VOCÊ É UMA OVELHA PASTOREÁVEL?
“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.” Hebreus 13:17
É muito comum ouvirmos sobre falhas de pastores (e há muitas), mas nos dias de hoje, é difícil falar sobre uma ovelha (pessoa) não pastoreável.Há mutas pessoas que mesmo em seus pecados, aceitam a repreensão e um caminhar junto as suas lideranças.Mas há outras que não!O que vem a sua cabeça com “uma ovelha não pastoreável”?
Talvez primeiramente venha aquelas pessoas que estão vivendo uma vida no pecado, não aceitam repreensão dos pastores e estão sempre fugindo.
Mas também há uma outra categoria.Certa vez eu estava conversando com um pastor mais experiente, e ele me falou que existem ovelhas que aparentemente não têm uma vida errada, mas não são pastoreáveis, pois justamente por terem uma vida correta aos olhos da sociedade e não causarem aparentes danos a igreja, essas pessoas não se deixam ser trabalhadas.Então, eu gostaria de lançar algumas perguntas para que você se avalie.1. Você vive junto ao rebanho dia a dia ou mais afastado/a? (Atos 2.46)2. Qual a sua frequência nos cultos e programações da igreja? (Hebreus 10.24,25)3. Você gosta de estar com outras ovelhas? (Salmo 133)4. Você serve com seus dons na igreja? (1Pedro 4.10)5. Quando sua igreja tem assembleia, você participa, se não por quê? (Atos 6.1-8; 14.23)6. Você procura aprender da Palavra com seus líderes? (Efésios 4.11-13)7. Você aceita que a disciplina na igreja é algo bíblico? (Mateus 18.15-17)8. Você aceita repreensão de seus líderes ou outros irmãos? (Hebreus 13.17)9. Se o pastor for atrás de você dizendo que sente sua falta e que você participa pouco, ou algumas das questões acima, qual sua reposta? Hebreus 10.24,25; ITessalonicenses 5.11)
Estas são apenas algumas perguntas diagnosticas para nos avaliarmos, e quem sabe nos comprometermos mais com a igreja de Jesus Cristo nos submetendo as autoridades pastorais que ele colocou sobre ela.
Pense!
Rev. Davi Helon
Ver no Instagram: @davihelon