SAL DA TERRA

SAL DA TERRA

“”Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” Mateus 5:13

Vivemos dias em que assistimos o avanço progressista no mundo.
Mas o que é o progressismo?
O progressismo é uma orientação que defende reformas na sociedade em nome da ideia de progresso.
Os progressistas entendem que é necessário ir contra muito do que o conservadorismo sempre ensinou, pois o mundo está progredindo, e muitas de suas ideias tem influenciado vários campos da nossa sociedade, como família, escolas, universidades, esportes, trabalhos etc.
Fora isso, a igreja sofre grande pressão para reinterpretar as verdades das Escrituras.

Mas, qual deve ser a posição dos cristãos?
Jesus afirma que os cristãos são “…sal da terra…”
No mundo antigo não havia refrigeração, logo o sal era usado tanto como tempero como conservante preservando os alimentos.

O que isso significa para os cristãos?
A presença de cristãos no mundo refreia o mal, impedindo que o mundo deteriore ainda mais.

Podemos ver isso historicamente, Sproul diz:
“O sistema universitário foi uma invenção da igreja. Foi a igreja que introduziu as artes – música, pintura e literatura. Muitos dos maiores artistas foram cristãos, e o mesmo se aplica na música, com Bach, Mendelsohn, Hándel e Vivaldi…Foi ela, que introduziu os orfanatos. Todas as sementes da abolição da escravatura foram semeadas nas páginas do Novo Testamento.”
Tudo isso sem falar em grandes cientistas que contribuíram para sociedade, no Brasil Dr. Vital Brasil fundador do Instituto Butantã.

E o cristianismo continua influenciando com escolas, universidades, hospitais, orfanatos, clínicas de recuperação (no Brasil cerca de 2.000), cestas básicas, aconselhamentos, além de tantas outras ações.

Olhando para todo este quadro podemos ver o quanto o cristianismo tem influenciado o mundo durante sua história, evitado a sua deterioração.
Logo, não podemos nos misturar com a ética deste mundo, senão vamos perder o nosso sabor, a nossa influência, e não serviremos para mais nada.

Você tem sido sal da terra?

Reflita!

Rev. Davi Helon

Ver no Instagram: @davihelon