CUIDADO COM SEU CORAÇÃO

“Noé, que era agricultor, foi o primeiro a plantar uma vinha. Bebeu do vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da sua tenda.” Gênesis10.20,21
No clássico O Senhor dos Anéis, toda a saga gira em torno de um anel. Tolkien apresenta o Anel como um objeto de enorme influência sobre seu portador, explorando desejos de poder, medo ou ambição para dominá-lo. Frodo consegue carregá-lo por tanto tempo devido à pureza de seu coração. Contudo, ao longo de sua jornada, Frodo é confrontado com sua fraqueza e, em vários momentos, quase cede ao poder destrutivo do Anel. No momento decisivo, quando deveria destruí-lo, o poder do objeto o corrompe, e ele declara: “Não, o anel é meu”.
Em Gênesis 6.9 lemos que, “Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus”. Deus o chamou para construir uma arca, tarefa que certamente não foi fácil, já que os homens de sua época eram maus. Apesar disso, Noé permaneceu firme e cheio de fé, obedecendo ao Senhor. Ele construiu a arca, recebeu os animais, abrigou sua família e superou o dilúvio. Quando tudo passou, a ordem divina era repovoar, espalhar e desenvolver a terra.
Noé, que era agricultor, desenvolveu a viticultura (cultivo de uvas) e a vinicultura (produção de vinho). Isso era algo bom, mas ele acabou bebendo em excesso, embriagou-se e ficou nu em sua tenda. Na cultura do Antigo Testamento, a nudez simbolizava desonra e indignidade, e sua falha trouxe consequências dentro de sua família.Aqui, Noé não caiu diante dos homens nem das tentações externas, mas diante de seu próprio coração corrupto. (Jeremias17.9)
Esse episódio é um alerta de que até aqueles fortes na fé podem ser tentados e cair em reprovação. Muitos hoje também se perdem em outras áreas: tornam-se workaholics, negligenciam a vida espiritual e, assim como Noé, acabam em tristeza e vergonha. Por isso, a Bíblia nos lembra: “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” 1Coríntios 10.12
Enquanto estivermos neste mundo, por mais espirituais que sejamos, ainda pecaremos. Em algum momento, assim como Frodo, podemos nos agarrar ao pecado e dizer: “O anel é meu”.Como está o seu coração?
Rev. Davi Helon
Ver no Instagram: @davihelon

