ENXERGANDO A DEUS
“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.”
Jó 42:5
Ninguém é mais apto para falar sobre a dor do que Dr. Paul Brand. Foi lhe concedido uma enorme verba para estudar sobre a dor, e ele diz: “Devemos ser agradecidos pela invenção da dor, Deus fez o melhor.”
Dr. Brand diz que “se um órgão tem a necessidade de informar o cérebro da existência de um perigo, ele avisa com a dor”.
A dor, portanto, não é um erro de Deus, é uma dádiva, a dádiva que ninguém deseja.
Sem dor levaríamos vidas desequilibradas, sem nunca podermos estar certos de não estarmos nos destruindo.
O livro de Jó no seu início nos apresenta um homem integro, justo, Temia a Deus e evitava fazer o mal (Jó 1.1), e, repentinamente sua vida mudou completamente. Todos seus bens materiais foram destruídos, roubados e seus filhos morreram vitimados por um fenômeno natural. Depois de tudo isto o sofrimento de Jó foi de intensa dor física. Sua esposa pede a ele para amaldiçoar a Deus e morrer. Seus três amigos o acusavam de estar vivendo em pecado o que, segundo eles, era a causa de todo aquele sofrimento.
Depois de uma longa busca tentando entender o porquê do seu sofrimento, Jó descobre que o Senhor está agindo com um propósito na sua vida.
Poderíamos destacar alguns ensinamentos, mas quero me concentrar somente em um: Todo o sofrimento de Jó o fez enxergar quem Deus era.
Antes era impessoal a experiência que Jó tinha com Deus “já tinha ouvido a teu respeito”, agora ele possuía uma fé viva e pessoal. “meus olhos te viram”.
Anteriormente ele conhecia Deus por ouvir falar, mas agora ele experimentou a revelação e a presença divina em sua vida.
Jó compreendeu o propósito divino em sua vida, que todo aquele sofrimento produziu um grande crescimento espiritual em sua vida.
Existem pessoas que a vida se torna insuportável por causa da dor, mas mesmo assim ela está cumprindo o papel dela, avisando que algo está errado.
Mas, em meio a isso tudo, podemos ter uma experiência com Deus, um verdadeiro encontro e enxergarmos quem Ele É.
Você enxerga a Deus mediante a dor?
Reflita!
Rev. Davi Helon
Ver no Instagram: @davihelon