Fé e obras


Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2.26

Você acreditaria em uma pessoa que se diz eletricista, mas não consegue trocar uma lâmpada? Tiago aqui em sua carta quer saber como é que uma pessoa pode dizer que tem fé, mas não possui obras.

O problema é sério! Pois uma fé sem obras é inútil. Veja o que ele diz:

Meus irmãos, qual o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salva-lo?”. Tiago 2.14

Seria o mesmo que dizer, que proveito há se alguém disser que é eletricista, mas não sabe trocar uma lâmpada? É importante ressaltar que em nenhum momento Tiago afirma que a fé não pode salvar, o que ele está dizendo é que a fé que esta pessoa afirma ter é morta se não tiver obras.

Se um irmão ou irmã estiverem carecidos de roupas, e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos, e fartai-vos, sem, contudo, lhes dardes o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? ” Tiago 2.15,16

Há pessoas que conseguem farejar falsa doutrina de 50 km, mas não conseguem dar um copo de água fria para uma pessoa sedenta. De que vale nossa ortodoxia se não resulta em ortopraxia? A fé verdadeira exige mais que conhecimento e emoção, pois até os demônios são ortodoxos. ou seja, conhecem muito bem ao Deus das Escrituras.

Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.” Tiago 2.19

Tiago vai demostrar que a verdadeira fé é demonstrada pelas obras, e o exemplo que ele usa é de Abraão, de quando ele foi provado por Deus (30 anos após sua conversão) oferecendo Isaque seu filho, e então conclui.

 “Vês como a fé operava juntamente com as suas obras;”. Tiago 2.22

Somente uma fé madura poderia colocar seu único filho no altar. Então Tiago conclui:

Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2.26

Assim como um corpo sem o espírito (alma) não tem vida, assim uma “fé” que não é demonstrada em obras é morta.  Não reage.  Não sente.  Não mexe.  Não cresce. Façamos o que Paulo nos diz:

Examinai-vos as vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos…” 1 Corintios 13.5

E lembre-se:

Fé sem obras é hipocrisia
Obras sem fé é religiosidade
Fé que em obras é espiritualidade

Deus abençoe sua vida!

Rev. Davi Helon